A Casa do Comum do Bairro Alto – CCBA é um espaço novo no Bairro Alto que se propõe como um lugar em sentido contrário à actual clivagem generalizada em Lisboa. Queremos construir um lugar que possa ser casa para muitos que vêem os seus espaços de afectos extinguir-se, um sítio que esteja aberto a artistas que procuram lugar para a experimentação, um espaço de discussões mas que também assume o carácter político de ser lugar de lazer, de encontro e de celebração.
Com 3 pisos – um bar no piso térreo, uma livraria no primeiro andar e um cinema no segundo andar -, todas as áreas da Casa do Comum prevêem a transdisciplinaridade e procuramos que sejam palco de todas as formas de expressão artística e de pensamento.
A Casa do Comum do Bairro Alto abrirá no próximo dia 1 de Novembro e a partir desse dia terá actividade regular de 4ª a Domingo. Para a primeira semana de abertura (1 a 5 de Novembro) estamos a planear um conjunto de actividades que por um lado visibilize a pluralidade que defendemos mas que também seja assertiva quanto a um conjunto de modos de expressão artística que serão centrais ao desenvolvimento de um lugar que surge hoje nesta Lisboa.