




O Coro das Vontades
dia 4 de Outubro, às 19h,
Teatro da Cerca de São Bernardo
Pátio Inquisição, 3000-097 COIMBRA
TELF: 239 718 238 | 966 302 488
O Coro das Vontades é um projeto que partiu da criação do compositor e pianista Tiago Sousa, a convite do Teatro Maria Matos, e aí apresentado, em Julho de 2012. Essa criação teve como base o Complaint Choir – Coro das Queixas – uma ideia original de dois finlandeses, nascida na cidade de Birmigham. Em Portugal, as queixas transformaram-se em vontades, passando da queixa à exigência, do descontentamento ao pensamento e formulação de alternativas e da afirmação de todas as vontades, em equilíbrio e igualdade.
O BAIXaVOZ, coro da Baixa de Coimbra, é um coro amador plural (cerca 50 participantes), feito de vozes e plasticidades diversas. Esta proposta de criação de um ‘Coro das Vontades’, sob direcção artística do compositor e pianista Tiago Sousa, dá continuidade ao trabalho que o colectivo Há Baixa tem vindo a desenvolver, no cruzamento entre a participação cívica e a criação artística. Propõe-se, com esta criação artística colectiva, uma reflexão sobre como cada pessoa pode exercer a sua individualidade cívica, livre e plenamente, mantendo presente a consciência da importância do coletivo para a emancipação social.
Assente na co-criação entre o compositor, um ensemble de 9 jovens músicos profissionais (cordas e sopros), cantores amadores e um grupo de crianças S/surdas da Escola Silva Gaio – um encontro entre diversas gerações e sensibilidades estéticas diversas – esta proposta define-se pela abertura à experimentação artística e est(ética) enquanto ‘acto político’.
A oficina de escrita, dirigida pelo escritor João Pedro Mésseder, com o apoio de Joana Ferrajão, foi o chão para uma criação colectiva que deu corpo a um repertório original, enquanto processo compartilhado entre adultos e crianças, profissionais e amadores.
A experiência coreográfica das crianças S/surdas com as coreógrafas Madalena Victorino e Noeli Kikuchi trazem para o palco a Língua Gestual enquanto movimento desenhado, ampliado através das imagens em movimento do videasta Zhang Qinzhe.
A componente de acessibilidade, através da criação de uma plateia de Escuta Tátil, garante uma experiência que cruza a competência artística e técnica, abrindo espaço para a experimentação de sistemas inovadores dirigidos, em especial, a pessoas com dificuldades auditivas e surdas, adaptáveis a plateias de teatros e salas de espectáculo. A possibilidade de explorar visualmente a Língua Gestual Portuguesa, a partir do trabalho das artistas-artesãs do projecto Saco da Baixa, adiciona uma outra camada de comunicação, acessibilidade e sensibilização.
FICHA ARTÍSTICA
Direcção
Catarina Pires
Direção Musical e Composição
Tiago Sousa
Regentes
Catarina Moura
Luís Pedro Madeira
Intérpretes
Coro BAIXaVOZ (lista de nomes individuais)
Ensemble de Cordas/Violoncelo
Tiago Anjinho
Teresa Soares
Luís Nogueira
Pamela santos
Ana Yoas
José Miguel Teixeira
Ensemble de Sopros / Trombone
Diogo Andrade
Emanuel Rocha
Tiago Nunes
Participação Especial
Escola EB1 Silva Gaio*
sob orientação da Professora Maria José Pereira
Oficina de Escrita
João Pedro Mésseder (coord.)
Joana Ferrajão
Consultoria na Composição das Letras
Marisa da Anunicação
Criação Coreográfica
Madalena Victorino (coord.)
Noeli Kikuchi
Escuta Táctil
Simão Costa / MãoSiMão
APOIOS
República Portuguesa – DGArtes
Comissão 50A25A
Câmara Municipal de Coimbra
Universidade de Coimbra (?)
PARCERIA ESTRATÉGICA
Escola da Noite / Teatro da Cerca de São Bernardo
PARCERIA DE PROJECTO
Jazz ao Centro Clube
APOIOS
MãoSimMão
Associação À Corda
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

