Concerto a 17 de Julho: Marco Franco com Joana Gama e Tiago Sousa no Jardim de Verão 2020 (Gulbenkian+ZDB)

Marco Franco com Joana Gama e Tiago Sousa

Segunda atuação deste trio, surgido em 2018 como uma continuação do trabalho de composição de Marco Franco, anteriormente registado a solo no álbum Mudra, onde revelou todo o seu lirismo ao piano, em temas de beleza suspensa na órbita de Satie ou Debussy mas com cunho próprio. Triângulo de respeito alinhado entre o piano de Franco, a celesta de Joana Gama e o harmónio de Tiago Sousa, ganha agora uma muito aguardada sequência, aprofundando esse carácter de composição, cada vez mais claro e desafiante numa trindade de instrumentos muito particulares e poucas vezes em diálogo. 

Três compositores valorosos do nosso panorama, de linguagem muito pessoal e currículo excelso, quer a solo, quer em colaborações, numa espécie de triangulação de sonho harmónica e tímbrica das possibilidades de três teclados distintos no som, na abordagem e na forma, conduzindo com graça, saber e intuição estes sons tangentes a uma música planante e contemplativa.

CALHAU! com a participação de Vasco Alves

É sob o signo de (Von) Calhau! que Marta Ângela e João Alves encontraram um meio de expressão somente seu. Há já mais de uma década que têm vindo a destilar a realidade e o que para existe para lá dela, num contínuo projecto artístico que é afinal a sua vida. Exploram, como poucos, as delimitações linguísticas, sejam orais ou sonoras, oriundas do imaginário popular ou de narrativas sci-fi. Sejam entre quatro paredes de uma galeria ou em cima de um palco. O corrente fluxo de actividade do duo leva-nos agora a um exoplaneta chamado TAU TAU. Um novo disco na coleção de gravações sonoras da nave Calhau! Conta com a participação de Vasco Alves – que também participará nesta apresentação ao vivo e cujo trabalho assenta na exploração da materialidade do som através de eletrónicas instáveis, com a gaita de fole no centro da prática, explorando os limites físicos do instrumento e o seu consequente impacto espacial.

TAU TAU é um delírio eletrónico em que a voz de Marta assume várias morfologias por entre as esculturas avariadas de João num conjunto de narrativas inefáveis. Quem os viu antes sabe que cada concerto é um instante ímpar, de impossível replicação. Estar a escutar e a entranhar estas lições, exercícios e rituais, pela primeira vez, é uma oferenda sem recusa.

Ficha técnica

Marta Von Calhau – Voz / Paua
João Von Calhau – Aparelhos electrónicos
Vasco Alves – Gaita de Fole

Share

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *