Dúvida

(…) quem duvidar intima e profundamente por sua própria conta, acaba por encontrar o que está certo. Soren Kierkegaard, Ou-Ou; Um Fragmento de Vida

READ MORE 

o universal no particular

O amor é a unidade do universal e do particular. (…) Ser grande não é ser o particular, nem em sentido imediato nem em sentido mais elevado, é antes possuir o universal no particular. Soren Kierkegaard, Ou-Ou; Um Fragmento de vida

READ MORE 

Estrutura mecânica e o assassinio sádico

Esta força reacionária que atua no seio das massas manifesta-se sob a forma geral de medo da responsabilidade e medo da liberdade. Não se trata aqui de valores moralistas. Esse medo encontra-se profundamente enraizado na constituição biológica do homem contemporâneo. Mas esta constituição não é inata no homem, como acredita o fascista típico: ela resulta…

READ MORE 

Psicologia de massas

Um estudante de direito penal descobre, no decorrer dos seus estudos, que os atos antissociais cometidos pelas pessoas não devem ser considerados como crimes, mas como doenças; consequentemente, não devem ser punidos, mas sim curados, e todo esforço deve ser feito para evitar a recaída. Por este motivo, desiste dos estudos de Direito e dedica-se…

READ MORE 

Vivo

Ao empregar o termo “bolchevismo”, o místico não tem em mente o partido político fundado por Lenin. São-lhe inteiramente desconhecidas as controvérsias sociológicas ocorridas na passagem do século. As palavras “comunista”, “bolchevique”, “vermelho”, etc. tornaram-se lemas reacionários que nada têm a ver com a política, o partido, a economia, etc. Estas palavras são tão irracionais…

READ MORE 

a espada suspensa

Vilhelm Hammershøi, Interior. Artificial Light, 1909 O maravilhoso é viver cada momento assim ditoso e consciente em virtude do absurdo, vendo em cada instante a a espada suspensa sobre a cabeça da bem-amada, encontrando, não o repouso na dor da resignação, mas a alegria em virtude do absurdo. Aquele que for capaz disso é grande,…

READ MORE