Psicologia de massas

Um estudante de direito penal descobre, no decorrer dos seus estudos, que os atos antissociais cometidos pelas pessoas não devem ser considerados como crimes, mas como doenças; consequentemente, não devem ser punidos, mas sim curados, e todo esforço deve ser feito para evitar a recaída. Por este motivo, desiste dos estudos de Direito e dedica-se…

READ MORE 

Vivo

Ao empregar o termo “bolchevismo”, o místico não tem em mente o partido político fundado por Lenin. São-lhe inteiramente desconhecidas as controvérsias sociológicas ocorridas na passagem do século. As palavras “comunista”, “bolchevique”, “vermelho”, etc. tornaram-se lemas reacionários que nada têm a ver com a política, o partido, a economia, etc. Estas palavras são tão irracionais…

READ MORE 

a espada suspensa

Vilhelm Hammershøi, Interior. Artificial Light, 1909 O maravilhoso é viver cada momento assim ditoso e consciente em virtude do absurdo, vendo em cada instante a a espada suspensa sobre a cabeça da bem-amada, encontrando, não o repouso na dor da resignação, mas a alegria em virtude do absurdo. Aquele que for capaz disso é grande,…

READ MORE 

HINO À VIDA

HINO À VIDA (1881) de Lou Salomé Tão certo quanto o amigo ama o amigo, Também te amo, vida-enigma Mesmo que em ti tenha exultado ou chorado, mesmo que me tenhas dado prazer ou dor. Eu te amo junto com teus pesares, E mesmo que me devas destruir, Desprender-me-ei de teus braços Como o amigo…

READ MORE